|
Terapia Digital: Quem sou eu? O que quero? Para quem acha que a iniciativa da sua empresa no ambiente de negócios digitais depende somente de tecnologia, de alguém que crie conteúdo e de saber espelhar o mundo offline (físico) para o online; pode estar esquecendo de questionar diversas questões estratégicas que, quer queiram ou não os céticos de plantão, contribuem para a sustentação e a viabilidade de qualquer iniciativa de negócios, principalmente negócios digitais. Este questionamento não dói mas revela o fio condutor, um caminho mas claro para o seu projeto de e-business, evitando o investimento de energia, recursos e pessoas em ações que nada agregam aos objetivos claramente pré-estabelecidos (quando são estabelecidos!...). É portanto, uma verdadeira Terapia Digital que toda a equipe responsável, líderes e influenciadores devem estar se fazendo antes de pensar na tecnologia, no Webdesigner, no fornecedor, no tipo de conexão... Este questionamento integra e ajuda a fundamentar as decisões de desenvolvimento e evolução da solução para o seu projeto. A Terapia Digital se faz a partir de perguntas básicas e fundamentais para qualquer criação ou desenvolvimento de negócios, implicando na busca de respostas essenciais e de grande impacto no restante dos processos. É a partir delas é que se pode dizer o que será colocado na interface em termos de funcionalidades e conteúdo, novos e-produtos e e-serviços, pois, se sua empresa quer um projeto de e-business e não apenas uma página na Web, não vamos tratar o projeto como sendo apenas o de duplicar os processos de negócios atuais (offline) para o ambiente digital, e sim de sinergizá-lo e potencializar suas vantagens. Para isso, é necessário um repensar do negócio e dos processos, adaptações, objetivos e estratégias bem definidas e, claro, tudo isto a partir de uma ótica do usuário / cliente e não somente do que a empresa quer (ou acha que quer!..)... Bem, conhecer estrategicamente o setor, ter um conceito de negócios claro, noção das oportunidades e riscos e conhecimento da base de clientes e prospectos já são condições básicas para começar. Ok... então que perguntas são estas? Você pode começar questionando quais são os problemas que esta interface, este Website irá resolver para seus clientes e a aderência que a iniciativa tem à estratégia da sua empresa:
Estas são algumas das perguntinhas básicas que qualquer equipe de e-business deve fazer e procurar respostas. Em geral a dificuldade em respondê-las é natural, pois demanda uma consciência de sua necessidade, de quem nem sempre se sabe o suficiente (postura de aprendiz) e de destruição criativa dos muros que, às vezes, nós mesmos criamos, muitas vezes explícito em colocações tais como: "Não, eu sei o que um e-business precisa para dar certo. Basta a gente ver o conteúdo que nós queremos colocar, aí a gente faz um briefing, chama um desenvolvedor e pronto...". |
|
![]() © 1996/2002 - Hífen Comunicação Ltda. Todos os Direitos Reservados. |