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Atendimento ao Cliente - da Porta para Dentro Fala-se tanto de atendimento ao cliente, surpreender o cliente, fidelizar o cliente... Fazer boas parcerias é vital para a sobrevivência de nossos negócios. Mas acabamos nos preocupando tanto com o cliente externo, que no decorrer do atletismo corporativo em que vivemos diariamente, acabamos negligenciando ou preterindo nosso cliente preferencial: o cliente interno. Executivos e profissionais globalizados e atualizados muitas vezes são dispensados apesar de sua grande competência e habilidades. Não percebem que a principal habilidade a de conquistar e fidelizar seu cliente interno é a mais importante. É uma questão de foco. Estratégias de pós vendas, cadastros, mailings privilegiados e inovações tecnológicas trabalham a nosso favor no sentido de nos deixar mais próximos dos nossos clientes. Além destes, nossa intuição, empatia e uma série de outras características pessoais e atitudes é que irão diferenciar seu perfil e garantir sua empregabilidade, ou seja, sua capacidade de continuar sendo empregável pela empresa na qual atua hoje. Encaramos uma realidade no mercado corporativo atual, onde profissionais motivados pelos desafios sentem-se frustrados quando não são bem aproveitados. Estes precisam entender que lucrarão mais com novos negócios e novas parcerias com seus pares e superiores quando investirem mais no relacionamento com seu cliente interno. Quanto mais personalizado for o atendimento, maior será a aproximação de ambos. Quanto mais cooperativo você for, mais competitivo será no mercado. Quanto mais encantado estiver seu cliente, mais ele lembrará de seus parceiros e colegas em novos projetos. É uma via de mão dupla. Para investir mais no cliente interno, lembre-se que sua carreira é uma forma de prestação de serviços. E assim como você, quando entra em uma loja, seu cliente quer sentir-se único e privilegiado, ser bem atendido e surpreendido. Algumas atitudes de profissionais de alta performance, quando se trata de encantar o cliente: - Cultive um relacionamento com seu cliente. Lembre-o freqüentemente, através de ações, que ele é individual e especial. Agregue valor. - Mantenha o foco na solução. Cliente nenhum quer problema, a não ser que já venha acompanhado de opções e respostas para solucioná-lo. - Incentive reclamações, feedbacks e avaliações sobre o seu trabalho. Aprenda com o serviço de recuperação. Encare estas como oportunidades de melhoria na prestação de serviços e não como críticas. Não se acomode. - Saiba ouvir, o que é bem diferente de escutar. Esteja atento ao seu cliente, especialmente às expectativas implícitas e não comentadas. - Lembre-se de todos os clientes que você tem na vida: o cliente externo, o cliente interno, o cliente vida (pessoas que cercam sua vida e que precisam ser conquistadas diariamente para continuarem satisfeitas) e o cliente 2 vezes mais importante: você! |
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