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Análise das mídias Eu continuo, mesmo depois de tantos anos nesta área, a me surpreender como algumas empresas desperdiçam tanto dinheiro com marketing errado. Às vezes a mídia é errada, às vezes o produto ou o serviço é errado, às vezes a mensagem é errada e às vezes, é tudo isso junto! Mesmo assim, dia após dia vemos mensagens completamente amadoras nos jornais, na TV, no rádio e nas revistas despreparadas e mal formatadas. Como resultado, as empresas diminuem, e muito, o potencial de retorno da campanha de marketing e vendas. Aqui apresento algumas colocações que poderão lhe ajudar na busca por maiores resultados nas campanhas de marketing: Mídia: TELEVISÃO (94% da população adulta) Vantagens - Permite demonstração - Maior eficiência em produtos de consumo em massa - Grande cobertura geográfica e de população - Baixo custo relativo (custo unitário por pessoa atingida pela propaganda) - Fácil acesso às classes A, B, C e D Tome cuidado! - É uma idéia simples e de fácil execução também pelos seus concorrentes - Estude a abrangência geográfica e veja se é adequada para seu produto ou serviço - Estude a freqüência das inserções (nem de mais, nem de menos) - Coloque testemunhais Mídia: RÁDIO (87% da população adulta) Vantagens - Baixo investimento em termos absolutos - Rapidez de produção e troca de mensagens - Permite um número maior de inserções já que o custo é menor - Cobertura local - Mídia seletiva Tome cuidado! - Diferencie a sua mensagem - Mexa com a imaginação das pessoas - Diga apenas o necessário - Troque a mensagem com freqüência - Use frases curtas - Repita telefone/site/e-mail no começo e no fim Mídia: JORNAL (53% da população adulta) Vantagens - Credibilidade (confiança ligada ao nome do jornal) - Seletividade (normalmente atinge-se formadores de opinião e decisores) - Rapidez na veiculação - Divulgação local Tome cuidado! - Página ímpar proporciona melhor exposição - Identifique sessões de preferência do seu público-alvo - Diferencie seu anúncio - Crie uma mensagem criativa e direta Mídia: OUTDOOR Vantagens - Alto impacto visual - Excelente no lançamento de produtos/serviços - Mídia local Tome cuidado! - Sem muita seletividade do público (a não ser que sejam escolhidos outdoors em bairros especiais) - Use mensagens curtas. Geralmente as pessoas conseguem ler até seis palavras quando estão passando com o carro pelo outdoor. - Tempo de permanência do cartaz: não deixe muito tempo, com as folhas descascando. A imagem começa a fazer parte da paisagem e não chama mais a atenção. Tenha sempre uma rotatividade das mensagens. - Uso racional de cores - Em média, o uso de 70 outdoors numa capital (excluindo São Paulo) atinge um milhão de pessoas. Mídia: REVISTA (51% do público adulto) Vantagens - Segmentação pelo assunto da revista - Credibilidade (aliados à marca da revista) - Vida útil do anúncio é muito maior do que a de um jornal, rádio ou outdoor - Atinge formadores de opinião e decisores - Circulação nacional ou regional - Melhor qualidade de impressão permite foto/imagens Tome cuidado! - Página ímpar proporcionam melhor exposição - Destaque a forma de contato entre o consumidor e a empresa - Use veículos dirigidos, que permitem segmentar o anúncio o que aumenta seus resultados. Mídia: MALA-DIRETA Vantagens - Mínima dispersão de verba (porém com alto investimento unitário) - Alta seletividade (por cargo, por renda, por local, etc.) - Atenção única para o seu material Tome cuidado! - Certifique-se de que o cadastro é atualizado - Cuidado no uso de cores - Faça um bom uso do papel (dependendo do tamanho e tipo utilizado a ação pode ficar mais cara/mais barata) - Facilite as respostas do cliente (ofereça cupom de respostas, selo pago, acesso a um site etc.) - Presenteie a resposta imediata (ofereça um brinde para os X primeiros; ou para os que responderem até o dia Y). O estudo para uma correta campanha de marketing e vendas é complexo. Envolve a definição e a análise: - do produto ou serviço; - do público-alvo e das suas características principais; - da demanda potencial quem realmente gostaria de comprar seu produto ou serviço? - dos pontos fortes da sua marca, do seu produto ou serviço; - do benefício agregado (o que realmente os consumidores irão ganhar com a compra?); - das experiências anteriores dos consumidores; - da concorrência; - do posicionamento estratégico da sua empresa; - dos tipos de mídia disponíveis; Geralmente, uma boa escolha é testar todos os tipos de mídia disponíveis e viáveis (de acordo com a verba da empresa) existentes para o seu produto/serviço. A partir daí, você começa a realmente medir os resultados que cada uma proporciona às suas vendas. O ideal é alcançar resultados através de um conjunto de mídias e não utilizando apenas uma, para que as vendas do produto/serviço não sejam responsabilidade de apenas um canal de comunicação. Ou seja, após fazer os testes e descobrir que mídias funcionam melhor para a sua empresa, você poderá definir porcentagens do seu orçamento para cada mídia, atingindo assim um conjunto de mídias que realmente funcionam. Saber exatamente onde está sendo aplicado o dinheiro, que resultados estão sendo gerados (em temos financeiros, de marca, de posicionamento, de imagem etc.) e como multiplicar isso para períodos futuros é a chave para o sucesso nas campanhas de marketing. |
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