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Otimismo com Cautela Para as lavanderias em geral, o ano de 2003 não vai deixar saudades. O motivo é simples: a demanda por serviços atingiu o mais baixo índice dos últimos tempos. Na verdade, o setor de serviços como um todo do qual fazemos parte foi um dos mais prejudicados no ano passado. O aumento dos impostos, principalmente a majoração em 50% da alíquota de apuração do Simples para pessoas jurídicas cuja receita bruta seja igual ou superior a 30%, vai corroer ainda mais a nossa já pequena margem de lucro. No entanto, embora o cenário tenha sido negativo, estamos otimistas em relação a 2004. Uma pesquisa promovida recentemente pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo, denominada Composição de Vendas e Inadimplência (CVI), mostrou que a maior parte dos empresários da região metropolitana de São Paulo acredita que a economia nacional neste ano será melhor do que em 2003 o que poderá resultar em dias melhores para suas empresas. Ainda assim, se demonstraram descontentes com a situação econômica, reflexo do baixo desempenho do setor. O Banco Central do Brasil, em janeiro, deu uma importante contribuição para preservar as conquistas recentes no combate à inflação e no processo de retomada da atividade econômica: interrompeu a queda dos juros. Embora a medida não seja simpática, pois mantém a demanda em baixa e não incentiva investimentos no setor produtivo, os analistas a entendem como algo prudente, o que pode dar tempo para que seja avaliada a recuperação da economia. Em julho, o Brasil vai comemorar o décimo aniversário do Plano Real com a estabilidade necessária ao crescimento. Não podemos permitir que o pessimismo se tome conta. Com certeza, 2004 será um ano bem mais positivo para a economia brasileira. Temos de construir bases sólidas para sustentar uma longa luta pelo crescimento. Aliás, este crescimento já é conhecido do setor de lavanderias, que o vem experimentando de forma gradativa. Contribuem com o contexto a estabilidade da moeda, a mobilização das mulheres para o mercado de trabalho, o aumento do número de homens que moram sozinhos e alguns outros fatores que incrementam o movimento das modernas lavanderias em especial, oferecer comodidade ao consumidor. As lavanderia precisam se tornar lojas aconchegantes e oferecer serviços padronizados e inovadores valendo apostar, inclusive, na criação de serviços adicionais. É fundamental, ainda, introduzir novos métodos para melhor utilização de espaço e do potencial dos funcionários. Como o setor que representa, o Sindilav também vem perseguindo a atualização, a padronização e o acompanhamento do crescimento deste setor. Recentemente, com a extensão da base territorial, realizamos Convenções Coletivas de Trabalho com diversos sindicatos representantes dos trabalhadores em várias cidades do Estado de São Paulo, tornando efetiva a presença da representação patronal em cidades ainda sem organização sindical. No ano passado, realizamos cursos e palestras de apoio e capacitação aos associados eventos que constam no nosso cronograma de 2004 também. Mantivemos serviços de apoio nas esferas administrativa e jurídica com destaque ao oferecimento de assistência para efetuar as alterações de contrato social, obrigação imposta pelo Novo Código Civil brasileiro. Teremos muitas novidades pela frente. Queremos crescer junto com o setor de lavanderias e estamos fazendo a nossa parte. Contamos com a adesão e as propostas que quem quiser, assim como nós, ter um futuro mais promissor. |
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