Autor:
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Sebastião Guimarães
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Qualificação: |
Professor da pós-graduação da Universidade São Judas (Gestão e Ferramentas da Qualidade) e Consultor da T&G Treinamento |
E-mail:
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[email protected] |
Data:
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18/11/06 |
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O Primeiro Treinamento a Gente Nunca Esquece
Ainda hoje, lembro-me, muito bem, do meu primeiro treinamento na empresa onde trabalhei. A empresa, uma multinacional da área farmacêutica, desenvolveu um programa de treinamento bastante abrangente. Além dos temas específicos objetivando a integração, dos novos colaboradores, foram abordados assuntos sobre mercado, processos de divulgação e comercialização dos produtos e serviços da empresa. Foi um mês de treinamento, período integral, com a participação de sete profissionais da empresa, como instrutores.
Ao final do treinamento, minha Avaliação de Reação foi a melhor possível. Fui valorizado e devidamente capacitado para desenvolver minhas atividades profissionais.
E o mais importante, a Avaliação de Resultados deixou claro para a empresa, que o retorno do investimento em treinamento foi bastante compensador.
O primeiro treinamento que as empresas desenvolvem é o chamado Programa de Integração. Nas grandes empresas, este programa é muito bem estruturado e desenvolvido pelos profissionais de RH. Além de dar as “Boas-vindas” aos novos colaboradores, o programa aborda, entre outros, os seguintes temas:
- Histórico e estrutura da empresa
- Visão, missão, valores e políticas da organização
- Competências essenciais da empresa
- Princípios de Gestão da Qualidade
- Direitos e deveres dos empregados
Quando são poucos ou apenas um recém-contratado, o programa é desenvolvido informalmente, para dar “Boas-vindas” ao(s) novo(s) colaborador(es).
O desenvolvimento do Programa de Integração é uma “evidência objetiva” de que a empresa considera seus recursos humanos seus ativos mais valiosos.
Para que o treinamento de integração seja eficiente e eficaz, os profissionais de RH devem desenvolvê-lo de acordo com o que preconiza a Norma ISO 10015 - Gestão da Qualidade Diretrizes para treinamento:
“É conveniente que a organização define a competência necessária a cada atividade que afeta a qualidade dos produtos e serviços, avalie a competência do pessoal para realizar a atividade e elabore planos para eliminar quaisquer lacunas de competências que possam existir.” Em 4.2.1 da ISO 1001
Ao desenvolver programa de integração e dar “Boas-vindas” aos seus colaboradores recém-contratados, a empresa está, também, dando “Boas-vindas” a novos clientes.
Diante do exposto podemos concluir que o primeiro treinamento é o mais importante para a empresa. E quem dele participa, nunca esquece.
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