Autor:
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Sebastião Guimarães |
Qualificação:
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Diretor da T&G Treinamento |
E-mail:
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[email protected] |
Data:
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23/04/05 |
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O que as Empresas Bem Sucedidas têm que as Outras não têm
As empresas dependem unicamente das pessoas. Para sermos mais específicos, e utilizando a linguagem da gestão da qualidade, podemos afirmar que as empresas bem sucedidas têm clientes internos e externos satisfeitos.
A edição especial "As melhores empresas para você trabalhar" , publicada regularmente pela revista Exame, tem mostrado que as melhores empresas para os funcionários são, também, as melhores em lucratividade e produtividade. Podemos então concluir que as melhores empresas têm clientes e funcionários satisfeitos.
O que, então, toda empresa deve fazer para ser bem sucedida; para ter funcionários e clientes satisfeitos?
O ponto de partida é bem claro: as empresas precisam desenvolver as chamadas boas práticas de R.H. O profissional de RH deve conhecer e ser capaz de implementar práticas inovadoras de RH.
BOAS PRÁTICAS
- Diga o que faz.
- Faça exatamente o que diz que faz.
- Prove que você faz o que diz fazer
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Uma das principais práticas de RH diz respeito ao treinamento. Reconhecendo a importância do treinamento, a International Organization for Standardization, organismo internacional com sede em Genebra, na Suíça, editou em 1999 a norma ISO 10015. Esta norma foi editada no Brasil em 2001, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT, e passou a ser conhecida como NBR ISO 10015: Gestão da qualidade - Diretrizes para treinamento. |
A norma ISO 10015 é, portanto, uma norma de Gestão da Qualidade que fornece as Diretrizes para Treinamento."Estas diretrizes abrangem o desenvolvimento, implementação, manutenção e melhoria das estratégias e dos métodos de treinamento que afetam a qualidade dos produtos fornecidos por uma organização."
De acordo com a norma 10015, não basta treinar, é preciso avaliar o treinamento e provar que ele é um investimento que proporciona ótimos resultados.
A norma NBR ISO 10015, ao ter como escopo a qualificação e o aperfeiçoamento dos funcionários da empresa, faz exatamente o que recomenda o consultor dinamarquês - Clauss Möller: Coloca seus funcionários em primeiro lugar.