|
O Futuro da Gestão de Embalagem nas Empresas Há muitos anos venho recolhendo e colecionando exemplos de casos onde o conceito de Inteligência de Embalagem foi aplicado com sucesso e exemplos de desinteligência que levaram a resultados catastróficos. Esta coleção vem se avolumando e os estudos que venho realizando sobre o tema começam a ganhar corpo. Não é mais possível tratar de qualquer maneira um assunto tão importante quanto a embalagem nas empresas fabricantes de produtos de consumo. Tenho percorrido o país e observado como este assunto tem sido tratado e não é incomum vê-lo delegado ao departamento de compras das empresas, área de produção ou fica a cargo de pessoas sem a menor qualificação para cuidar da embalagem na empresa. Não vai aqui uma crítica generalizada a esta situação, pois o nível de desenvolvimento empresarial e organizacional varia muito pelo Brasil afora e soluções improvisadas, muitas vezes, são as únicas possíveis no momento da vida da empresa. O que eu quero ressaltar é a necessidade das empresas cujos produtos utilizam intensivamente embalagens de consumo constituírem uma área de gestão capaz de equacionar as várias facetas deste assunto num programa organizado e coerente que ofereça soluções inteligentes para os grandes desafios da embalagem atual. Equacionar a operação eficiente na linha de envase, a logística funcional com os requisitos de marketing, custos e distribuição são desafios enormes que não podem mais ficar perdidos no organograma da empresa. No futuro, as empresas líderes terão uma nova área de gestão estratégica do programa de embalagem e esta área exigirá um novo profissional. Chamaremos esta área e a atividade que ela desenvolverá de Inteligência de Embalagem e alertamos as empresas para o fato deste futuro já estar bastante próximo. |
|
![]() © 1996/2004 - Hífen Comunicação Ltda. Todos os Direitos Reservados. |