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Novo Perfil de Executivo Integra Todas As Áreas da Empresa Figura do gestor de processos começa a ganhar importância em empresas da Europa e dos Estados Unidos Objetivo do novo executivo é coordenar e concentrar o foco das atividades de Recursos Humanos, marketing, vendas, tecnologia e logística em busca de maior eficiência No Brasil, Siemens, Serasa, Daimler-Chrysler, Telefonica e Unilever são algumas das companhias que procuram profissionais com esse novo perfil Dieter Kelber A alta concorrência do mercado faz com que as empresas tenham de buscar novos modelos de gestão para se manter competitivas e inovadoras. A última tendência nesse sentido é a gestão de processos, que vem se transformando no coração das grandes organizações por coordenar as ações de todas as suas áreas, desde as vendas até o fornecimento final de produtos e serviços aos clientes e consumidores finais. Em outras palavras, cabe à gestão de processos fazer com que áreas como compras, logística, atendimento ao cliente, recursos humanos, marketing e finanças trabalhem integradas, em colaboração e sintonia, de modo a obter elevados índices de resultados, qualidade de atendimento, baixos custos e alta lucratividade. Ter uma gestão eficiente e eficaz d e todos esses processos é ter um coração de alto desempenho livre de riscos de enfarte. Não é à toa, portanto, que essa metodologia esteja sendo cada vez mais adotada em países da Europa e nos Estados Unidos. No Brasil, podemos citar Telefonica, Daimler-Chrysler, Serasa, Banco Itau e Unilever como algumas das companhias que vêm desenvolvendo a gestão de processos, todas com resultados positivos. E, conforme as organizações vão tomando consciência de que a redução de custos e o aumento da eficiência só será alcançado se a administração hierárquica der lugar à integração das diversas áreas da empresa, começa a ser valorizado um novo perfil e um novo papel executivo, o Gestor de Processos. Algumas das funções desse novo profissional são: definir e modelar processos, monitorar indicadores, implementar ações preventivas e corretivas, motivar e manter motivada a equipe. Dessa forma, ele terá condições de integrar as diversas áreas da empresa por meio de times multidisciplinares e em torno de finalidades específicas. Como, por exemplo, formar uma equipe de profissionais de marketing, vendas e logística visando reduzir problemas e aperfeiçoar o atendimento ao cliente em termos de produtos, agilidade nos pedidos e entrega. Ou seja, o Gestor de Processos tem a responsabilidade de administrar e criar as condições necessárias para o aumento dos índices de produtividade organizacional, incluindo também o relacionamento com fornecedores e clientes. O perfil de gestor de processos exige algumas características essenciais para que ele exerça o seu papel com competência. Entre elas, estão:
Ainda não há no mercado um número suficiente de profissionais preparados para esse novo papel executivo nas organizações, o que pode ser visto como uma excelente oportunidade para quem busca novos desafios. |
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