História da SALA DO EMPRESÁRIO®
Criado em 1987 para discutir o modelo brasileiro de administração, a Sala do Empresário® - Programa de Estratégia Empresarial - nasceu junto com a dinamização da imprensa voltada para assuntos corporativos. O País precisava resgatar sua identidade para dar novos passos à frente, tanto culturais quanto econômicos. A ampliação dos mercados, as transformações radicais de hábitos e posturas, a retomada da democracia e as perspectivas que se abriam influíram decisivamente na implantação da Sala como instrumento de uma mídia maior, o Caderno de Empresas do jornal O Estado de S. Paulo, criado em 1985.
Nascidos da mesma fonte empreendedora dentro do grande jornal, tanto o Caderno de Empresas quanto a Sala começaram a focalizar as atividades empresariais nas suas estratégias pontuais, gerando assim um fluxo de informações sobre o front produtivo, que além de disseminar um trabalho até então praticamente confinado aos bastidores, funcionava como um estímulo de geração de negócios, atraindo a atenção de novos talentos.
Essa fase inicial de formatação e divulgação consistia numa palestra seguida de debate, realizada nas dependências do próprio ESTADÃO, que divulgava a síntese do evento. Recentemente, o jornal colocou à disposição do público todo o seu acervo digitalizado, onde se pode consultar tanto o início das atividades tanto da Sala quanto do Caderno de Empresas, e seus desdobramentos ao longo dos anos.
Conheça mais acessando o Acervo do ESTADÃO:
Caderno de Empresas Lançado em 04/01/1985
Capa do Jornal ESTADÃO e Reportagem na Página 13
OBS: No acervo do ESTADÃO não foi possível acessar as edições individuais do Caderno de Empresas.
Sala do Empresário® - Lançada em 18/06/1987
Publicação da Coluna Sala do Empresário na Página 48 do ESTADÃO
Capa do Caderno de Empresas na Página 59 do ESTADÃO
A partir de 1990, para aproximar a experiência dos conferencistas com os estudantes, a Sala começou a ser realizada na Faculdade de Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e divulgado não só no "ESTADÃO", mas em alguns jornais da Grande São Paulo, do litoral e do interior. No final de 1992, a Sala já significava um acervo importante do processo de transição enfrentado pelas empresas. Em formato de coluna semanal e com apoio do Sebrae/SP (até junho de 1996), partiu para levantar a experiência dos pequenos e médios empresários, por meio de entrevistas gravadas e depois editadas.
A Sala tem por objetivo criar uma série de atividades que visem disseminar as experiências profissionais, e dela se possam receber reavaliações, que propiciem o desenvolvimento do modelo brasileiro de administração. O produto final esperado é um elenco de proposições, que por meio da memória empresarial, visem o aprimoramento das técnicas de administração.
Para se tornar o tão sonhado País do futuro, o Brasil e as suas empresas precisam conscientizar-se da importância de aprender com os erros e os acertos do passado como cultura e educação empreendedora, servindo de inspiração no surgimento de novas oportunidades de negócio, geradoras de empregos e de contribuições sociais. Essa é a missão do Instituto da Memória Empresarial (IMEMO) www.imemo.com.br., uma entidade que surgiu em 2004, como apoio à Sala, totalmente sintonizada com as propostas do projeto.
O IMEMO foi criado para convocar, orientar e estimular as organizações empresariais a resgatar sua história, com o objetivo principal de consolidar a trajetória bem-sucedida de empreendedores e de empreendimentos que servem de modelo para as atuais e próximas gerações. Essa iniciativa é formada pelo acervo coletivo totalmente digitalizado a partir de 2000 na internet e publicado todas as semanas pela rede de jornais associados, resgatando a história do empreendedorismo brasileiro, com ações de sensibilização empreendedora com base educativa, cultural, histórica e jornalística.
Um dos aspectos diferenciados da Sala é o trabalho de unir teoria e ação, entre o conceitual e o prático. Daí a sua proposta de ser catalisador de ideias inovadoras e úteis para a tomada de decisão empresarial. Empresários, executivos, profissionais liberais, estudantes participam na interlocução e levantamento de estímulos que geram ações efetivas nas empresas.
O espírito da Sala do Empresário® será sempre de inovação, renovação, desenvolvimento, sempre com a perspectiva do futuro. Sem, porém, se desligar da realidade em que vivemos e sem relegar a importância do aqui e agora. Isto significa que o produto final da Sala do Empresário® é para ser guardado com cuidado, é para ser lido e relido, para ser consultado. Uma fonte inestimável de estímulos de idéias para ações criativas, que levem a um constante aperfeiçoamento, desenvolvimento e crescimento do potencial humano e consequentemente das empresas.
Atualmente, a coluna Sala do Empresário® circula, semanalmente, em 11 jornais dos estados de São Paulo e Paraná.
Se você ficou interessado e deseja conhecer mais sobre o projeto, por favor, envie-nos um e-mail ou telefone para (11) 9 9998-2155.
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