|
STRESS, DEPRESSÃO E HIPERATIVIDADE
Entre os muitos males do espírito que afetam a vida cotidiana no mundo dos negócios, existem três vírus de comportamento que se destacam pela freqüência com que contaminam a direção e a liderança de grandes e pequenas organizações: o stress, a depressão ou falta de motivação e a falta de concentração por hiperatividade. Esses três fatores geram as atitudes negativas que alimentam a inércia na empresa, o mal que rouba a iniciativa dos membros da organização e dispersa a concentração da equipe. Ninguém consegue definir direito o que é stress, traduzido por cansaço, exaustão, tensão, estafa. Os psicólogos de empresas tampouco dispõem de uma cura para esse problema quase epidêmico em fábricas, tanto na linha de produção quanto nos escritórios administrativos. Sem uma cura mágica, o stress - a tensão absorvida pelo corpo nas tarefas do cotidiano - pode ser administrado. Grandes publicações financeiras internacionais como The Wall Street Journal, The Economist, Fortune e Forbes registram regularmente as técnicas mais recentes adotadas por grandes corporações para relaxar seus altos executivos e chefes de unidade: ioga, tai-chi, cursos de afastamento do corpo (meditação por desencarnação) do Instituto Monroe, ginástica coletiva, incentivo financeiro à prática individual de esportes, à música, à pintura etc. A literatura especializada de psicologia do trabalho reúne uma série de recomendações que ajudam a administrar o stress causado pelas pressões financeiras, os prazos curtos, os problemas humanos, as reuniões e as negociações intermináveis de todos os dias na vida de um pequeno empresário. Psicólogos e cientistas do comportamento, como Allen Elkin, de Nova York, desenvolveram uma receita que ajuda a controlar o stress:
TENDÊNCIA À DEPRESSÃO A depressão ligada à falta de satisfação no trabalho é a especialidade do psicanalista californiano David Burn, autor de Ten Days to Self-Esteem. Após estudar o comportamento de pequenos empresários, administradores e altos funcionários propensos à depressão, ele constatou que todos têm cinco características gerais em comum:
Não são poucos os empresários que, mantendo uma imagem pública de um ser vivo e ativo, se sentem, muitas vezes, fracassados. Muitos desses empresários fecham-se na sua sala apenas para esconder o profundo estado de depressão em que se encontram. Outros somatizam o processo e passam a desenvolver problemas de saúde.
|
|
. |
|
. |
|
|
Publicado na revista Sala do Empresário - Ed. 05
PROIBIDA A REPRODUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DESTE TEXTO, bem como a reprodução de apostilas a partir desta obra, de qualquer forma e por qualquer meio ou processo eletrônico, mecânico, gráfico, fotográfico, microfílmico, reprográfico, xerográfico, de fotocópia, de gravação, videográficos sem a permissão escrita e, quando permitida, desde que citada a fonte. Vedada a memorização e/ou recuperação total ou parcial, bem como a inclusão de qualquer parte da obra em qualquer sistema de processamento de dados. A violação dos Direitos Autorais é punível como crime. Lei nº 6.895 de 17.12.1980 (Cód. Penal) Art. 184 e parágrafos 185 e 186; Lei nº 5.998 de 14.12.1973 |
|
|